Unidades de conservação têm congresso no Paraná

Especialistas de várias partes do mundo estarão presentes à reunião em Curitiba

Começaram neste domingo (20/09), em Curitiba, os eventos organizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) paralelamente ao VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Nesta segunda-feira, o MMA e o ICMBio se reuniram os gestores das áreas apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) para debater temas como “Avaliação e monitoramento de gestão: Panorama, proposta e desafios”; “Programa de Monitoramento in situ (no local) da Biodiversidade – cenário atual e perspectivas” e “Cadastramento de famílias e diagnóstico socioeconômico em Unidades de Conservação federais de uso sustentável”.

A secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Ana Cristina Barros, participou do encontro com os gestores, dia 21/9. Na terça-feira, 22/9, já na programação do VIII CBUC, apresentará palestra nas mesas “Programa de negócios e biodiversidade da CDB – painel capital natural” e “Protected Planet Brazil”, com o objetivo de promover a integração entre o CBUC e a Oficina Regional da CDB sobre os avanços das metas de Aichi 11 (conservação de 17% das áreas terrestres e de águas continentais, e de 10% de áreas marinhas e costeiras, até 2020) e 12 (evitar a extinção e melhorar a situação das espécies ameaçadas conhecidas), nos países da América Latina e do Caribe.

ATIVIDADES

Nesta segunda-feira, o supervisor da Divisão de Comunicação do ICMBio, João Freire, conduziu uma discussão sobre “Comunicação em unidades de conservação”, quando apresentará a Red de Comunicadores de Visión Amazónica, com o objetivo de envolver os gestores nas ações de comunicação do ICMBio e do MMA.

Especialistas de várias partes do mundo e de diferentes áreas de atuação em torno da conservação da natureza estarão presentes no VIII CBUC. São esperados mais de 50 palestrantes do Brasil e de instituições estrangeiras, como o biólogo brasileiro Bráulio Dias, secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas; a diretora do DAP/MMA, Moara Giasson; e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti.

Os debates ocorrerão nas salas de conferência, simpósios e reuniões técnicas do Congresso, organizado pela Fundação Boticário. Mas será na plenária das moções que os participantes do evento terão a chance de apresentar e ver votadas suas propostas de mobilização envolvendo denúncia ou ação de representação social.

Fonte: MMA

Deixe uma resposta