Snowboard: Estilos e Pranchas

Para se compreender melhor sobre o esporte vou dividir as modalidades em basicamente duas: O freeride e o fre

Para se compreender melhor sobre o esporte vou dividir as modalidades em basicamente duas: O freeride e o freestyle.

    1)Freeride

    O freeride é basicamente a modalidade de descida de montanhas, seja dentro das pistas ou mesmo fora delas, se aventurando no powder. Geralmente os praticantes usam prancha directional, que possuem o bico da frente da prancha mais flexível e o tail (a ponta de trás) mais rígido. Isso não permite a perda de velocidade entre as curvas.

    A prancha directional permite uma estabilidade grande mas não é indicada para os snowparks, jumps ou em regiões muito acidentadas. No freeride podemos encontrar o cross e o carving, que é a corrida de velocidade, praticada com pranchas específicas, bem mais estreitas e compridas. “Os freeriders são os surfistas do snowboard”

    2)Freestyle

    Esta modalidade consiste na interação total do praticante com os acidentes da pista. Não requer velocidade porém exige uma maior habilidade. Geralmente são usadas pranchas twin-tip, que são bastante flexíveis e ideais para troca de base e saltos.

    Não é aconselhada para descidas extremas e nem para praticantes que requerem velocidade. Os praticantes de freestyle geralmente se encontram em estações de ski que possuem snowparks, com rampas, jumps e half pipes. “Os freestylers são os skatistas do snowboard”

    Cada uma dessas modalidades tem sua emoção específica e a escolha do equipamento (sobretudo a prancha) depende muito da definição do estilo que o praticante quer fazer. Por isso uma dica importante é que, antes de alugar um equipamento, você procure saber que prática pretende realizar.

    Para os indecisos aconselho inicialmente o aluguel de outro tipo de prancha, a directional-twin, que é um híbrido das características das duas pranchas mencionadas anteriormente. Isso é, dá para se usar tanto nos snowparks quanto na descida de montanhas.

    Uma regra básica para a escolha de sua prancha é comparar o tamanho dela com a sua altura. Esta comparação só não dá certo se você estivar muito além do peso, pois o peso também é muito importante na escolha do equipamento certo. Basicamente para freestyle, o bico da prancha deve estar entre o pescoço e a boca e para freeride, o bico deve estar entre o queixo e o nariz.

Deixe um comentário