O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governador do estado, Sérgio Cabral, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se encontraram aos pés do Cristo Redentor para assinar um convênio de administração conjunta do Parque Nacional da Tijuca.
A partir desta segunda-feira (11), entidades como a Guarda Municipal, a Comlurb, os bombeiros, o Batalhão Florestal e o Ibama vão estar unidos para proteger este tesouro ambiental de quatro mil hectares.
“Nós estamos recuperando o Hotel Paineiras, recuperando toda a área no entorno de Santa Teresa e Cosme Velho, inclusive o antigo restaurante silvestre que estava favelizado”, apontou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O convênio possibilitar a criação de um corredor verde na cidade.
“O projeto integra os dois parque e faz do Rio disparada a maior floresta urbana do mundo, juntando Floresta da Tijuca e o Maciço da Pedra Branca”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O acordo também prevê a ocupação social das duas comunidades no entorno do parque: o Cerro Corá e a Guararapes.
“Eu posso garantir à população que todas as comunidades chegarão a ter o nível de tranquilidade e qualidade de presença do estado. Nós estamos em algumas comunidades do Rio de Janeiro”, declarou o governador do Estado, Sérgio Cabral.