Um eclipse total da Lua poderá ser visto em todo o Brasil nesta quarta-feira. A melhor região para se observar o fenômeno é a região Norte, principalmente o Amap&a
Um eclipse total da Lua poderá ser visto em todo o Brasil nesta quarta-feira. A melhor região para se observar o fenômeno é a região Norte, principalmente o Amapá. A Fundação Planetário do Rio vai abrir as portas para o público que quiser acompanhar o eclipse, que terá início às 22h43m. Serão distribuídas 260 senhas a partir das 22h. O ápice do fenômeno será à 0h26m, com término às 2h. Em São Paulo, o Planetário do Ibirapuera também estará disponível para observação do eclipse.
Diferente do mais recente eclipse que pôde ser observado no país, acontecido em março de 2007 e que foi parcial, o desta quarta-feira vai ser total e com excelentes condições visuais.
– Além de ser parcial aquele eclipse pegou a Lua baixa, quase na linha do horizonte, dificultando a sua apreciação – conta Marcomede Rangel, físico do Observatório Nacional. – Este próximo vai ocorrer na Lua cheia, com aquela luz maravilhosa característica e uma posição bem alta no céu.
Segundo o físico do Observatório Nacional, a Lua vai ganhar tons avermelhados durante o fenômeno. A razão desse bronzeado é um filtro solar todo especial.
– A Lua vai ficar com um tom avermelhado porque, apesar da interceptação da luz do Sol, ela vai continuar recebendo a iluminação solar que passa pela atmosfera, como se fosse uma espécie de filtro.