O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado um Patrimônio Natural da Humanidade nesta sexta-feira. A decisão foi tomada pela organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, em sessão de avaliação realizada em Nova Déli, na Índia.
Parque natural brasileiro está localizado em zona de transição entre os biomas do Cerrado, Caatinga e Amazônia; decisão tomada nesta sexta-feira considera beleza natural e papel relevante do local na conservação da biodiversidade.
A área natural está localizada no Nordeste do Brasil, no litoral do Maranhão, em uma zona de transição entre três biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga e Amazônia.
Resultado celebrado pela Unesco Brasil
A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, comemorou a inclusão dos Lençóis Maranhenses, ressaltando seu valor universal e a importância do título para a população local.
“É importante destacar também que o parque tem uma permanente interação com as comunidades locais, que se beneficiam desse local excepcional. Eu quero hoje ecoar as palavras da nossa diretora-geral e dizer que todos nós da Unesco celebramos com alegria mais um sítio na lista do Patrimônio Mundial no Brasil e também mais um no Maranhão, já que São Luis, a capital do Estado, é patrimônio Mundial também”.
Mais da metade da área do Parque é constituída por um campo de dunas costeiras brancas com lagoas temporárias e permanentes. Além do seu importante papel na conservação da biodiversidade, o local possui valores estéticos e geológicos globalmente significativos.
Brasil abriga 24 sítios do Patrimônio Mundial
Ao longo de 80 km de costa, com praias seguidas de planícies, os ventos predominantes moldam as dunas em longas cadeias de barcanas, preenchidas na época das chuvas para criar lagoas de diversas cores, formas, tamanhos e profundidades.
O local revela o seu melhor cenário quando as lagoas atingem o seu volume máximo, criando uma beleza considerada rara. A vasta extensão de dunas é a maior da América do Sul.
O Brasil possui agora 24 sítios considerados patrimônio mundial, que podem ser tanto culturais como naturais, ou mistos.
Os patrimônios naturais anteriormente aprovados são Pantanal, Amazônia, Reservas da Mata Atlântica, Ilhas Atlânticas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, Costa do Descobrimento, complexo da Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas e Parque Nacional.
Equilíbrio entre patrimônio natural e cultural
A escolha dos Lençóis Maranhenses foi realizada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, que é composto por representantes de 21 países, eleitos entre os 195 Estados-Partes da Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial.
Na 46ª sessão do Comitê, que ocorre de 21 a 31 de julho de 2024, estão sendo examinadas 27 propostas para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial. Também estão sendo avaliados o estado de conservação de 124 sítios já inscritos na lista, bem como na lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
A Convenção do Patrimônio Mundial foi adotada em 1972 e aborda simultaneamente os conceitos de conservação da natureza e de preservação dos bens culturais. O tratado reconhece a forma como as pessoas interagem com a natureza e a necessidade fundamental de preservar o equilíbrio entre os dois.