FEMERJ adota o Monumento Natural dos Morros da Urca e do Pão de Açucar

No meio do ano passado foi criado o Monumento Natural dos Morros da Urca e do Pão de Açucar. A Urca é o maior centro de escalada do Brasil e desta forma os montanhistas do Rio de Janeiro entendem que estes monumentos devam ser cuidados pela própria comunidade de montanha.

Diante desse desejo a FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) assinou um Termo de Adoção com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), onde adotou todas as áreas acima da Pista Claudio Coutinho (excluindo a pista e a área da Cia. Pão de Açucar, que opera o bondinho).

Os montanhistas não irão assumir a gestão da Unidade de Conservação, apenas ajudar a SMAC na preservação da área. Todos os ótimos trabalhos de reflorestamento que já existem há anos, feitos por pessoas independentes e/ou clubes, continuarão como estão, sem interferência, apenas sendo necessário avisar a SMAC previamente sobre o trabalho a ser realizado.

Para os montanhistas essa é uma ótima notícia, pois assim a comunidade de montanha poderá estar próxima e contribuir em todas as decisões que envolvem este local de grande importância para a escalada brasileira.

Deixe um comentário