Estimar o Tempo para cada Modalidade na Corrida de Aventura

Você vai levar um relógio, certo? Um relógio digital com cronômetro, e de preferência com mais de um cronômetro. Não serve nem Swatch nem Rolex para correr

Você vai levar um relógio, certo? Um relógio digital com cronômetro, e de preferência com mais de um cronômetro. Não serve nem Swatch nem Rolex para correr aventura.

Saber quanto tempo e que velocidade estamos cumprindo para cada trecho é, na minha opinião, o apoio denavegação mais importante (e menos utilizado!) que temos depois da bússola e do mapa. Eu sei que temos ciclo-computadores para as bikes; no entanto, para nenhum outro esporte temos uma forma de medir nosso progressoautomaticamente, e isso nos prejudica.

Na seguinte tabela, descrevo as velocidades médias para cada esporte em condições de terreno diferentes. Todos são um pouco imprecisos e empíricos, mas dão uma idéia rudimentar. A última coluna para mim é a mais útil, e é ótima para ser usada em conjunto com um cronômetro. Leve em conta que não são valores exatos e finais, cada pessoa e equipe se desloca mais ou menos rápido em dadas condições.

Modalidade Detalhes Velocidade Tempo
Trekking Por vias principais de terra ou asfalto 8-6 km/h 8-10 min/km
Trekking Por estradas razoáveis de terra 7-4 km/h 9-15 min/km
Trekking Por trilhas estreitas 4-2 km/h 15-30 min/km
Trekking Rasgando o mato 2-1 km/h 30-60 min/km
Bike Por vias asfaltadas 25-15 km/h 2-4 min/km
Bike Por terra, estradão 20-10 km/h 3-5 min/km
Bike Por trilha estreita 15-5 km/h 12-4 min/km
Bike Empurrando Use sua imaginação 30-60 min/km
Canoa Fluvial 10-5 km/h 6-12 min/km
Rafting Misto Remanso / Corredeira 8-4 km/h 8-15 min/km
Natação Carregando peso, colete, jumares e o diabo Devagar Muito, muito tempo

A costeira demora bastante — mais do que o trekking lento, e às vezes o mesmo tanto que a natação — porque é difícil de ser feita de mochila e saco estanque, e porque andar pelas pedras é meio complicado. Um rapel de até 100m levará 1h para ser feita por toda a equipe se não houver espera ou incapacidade absurda. Rapeis maiorespodem se complicar na troca de corda; possivelmente 1:30 – 2h para a equipe inteira. À noite é normal deslocar-se bem mais devagar, no limite inferior de velocidade dado acima e, às vezes, pior. A bicicleta é a modalidade que mais sofre com o escuro por ser perigosa. À noite não espere fazer mais de 15 km/h de média, será provavelmente em torno de 10 ou menos. Se no trekking, o progresso estiver difícil, tropeçando e tomando cuidado com raizes e galhos, será em torno de 2.5 km/h de média. Subidas e descidas influirão fortementenos valores (e isso, ignorando as paradas, que serão mais freqüentes), e sua velocidade estará por volta dos limites inferiores para aquelas condições. É importante levar em conta o tempo de descanso e parada nos seus cálculos de tempo. Se seu relógio não tiver um monte de cronômetros para usar, serve parar o relógio pelo tempo que estejam descansando, e usar um outro relógio para manter um tempo corrido. É muito importante que você saiba exatamente qual o tempo total decorrido para estimar a distância que percorreu.

Deixe um comentário