Parede de escalada e tirolesa foram algumas das atividades do Ecoadventur Foto: Marcelo Iglesias/ www.webventure.com.br
O evento aconteceu no Parque da Cidade Burle Marx, em São josé dos Campos (SP)
Foto: Marcelo Iglesias/ www.webventure.com.br
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, aconteceu, na cidade de São José dos Campos (SP), a quinta edição do Ecoadventur que, pela primeira vez, tomou lugar na região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. O objetivo do evento foi abordar questões sobre o ecoturismo, os esportes de aventura e o meio ambiente no município que possui aproximadamente 60% de Área de Proteção Ambiental (APA). A idéia é, a partir de 2008, realizar um Ecoadventur em São José dos Campos e outro na cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista.
Empresas e entidades que atuam em segmentos relacionados ao turismo e aos esportes de aventura puderam mostrar ao público temas relacionados ao objetivo do evento. Durante o Ecoadventur também foram realizadas diversas palestras de grandes nomes ligados à proteção ambiental e ao desenvolvimento de políticas e ações de crescimento sustentável, como o professor Aziz Ab’Saber, um dos mais conhecidos geógrafos do país.
“Paralelamente ao estimulo do ecoturismo, se faz uma discussão sobre questões ambientais. Hoje, a mídia fala tanto da questão da conscientização ambiental, que as pessoas estão conscientes. Não existe uma pessoa que não saiba que o planeta está se aquecendo, que nós temos problemas com os recursos hídricos, que nós temos o problema do lixo. Mas elas ainda não perceberam que têm que começar a mudar de atitude.”, afirmou André Miragaia, secretário do meio ambiente de São José dos Campos.
Rio Paraíba – Uma das formas de mostrar à população a necessidade da realização de ações em favor do meio ambiente foi o rafting realizado nas águas poluídas do Rio Paraíba. “O objetivo dessa atividade foi discutir a péssima situação em que se encontra o rio, e mostrar o que, há 30 anos atrás, podia-se fazer com tranqüilidade pelo Paraíba”, disse Carlos Cavalcanti, organizador do Ecoadventur. O Rio Paraíba é responsável pelo abastecimento de cerca de 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro, além de passar por três estados do sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A escolha da região de São José dos Campos para a realização da quinta edição do Ecoadventur também aconteceu em razão da forte pressão sofrida pela região sob proteção ambiental dado o grande potencial industrial do município. A cidade localiza-se à beira da Via Dutra e está entre os dois maiores pólos consumidores do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. “Uma das formas de manter a zona rural é criar uma outra atividade econômica que possa competir em igualdade de condições com a industrialização. O ecoturismo é um grande gerador de emprego, de recursos e receita para o município, e a gente está dando uma alternativa diferenciada para o município crescer, não só para o lado industrial”, afirmou Miragaia.
O evento ainda contou com parede de escalada, arvorismo, tirolesa e com a realização da segunda etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé 2008. Outra atividade foi o túnel que simulava as mudanças climáticas resultantes da ação do homem sobre a natureza. Ao final da passagem havia um documentário de cerca de cinco minutos que mostrava cenas das conseqüências da emissão de gás carbônico em excesso na atmosfera e que apresentava possíveis soluções para a redução dessas emissões. Os demais palestrantes que discutiram o tema no evento foram Cláudio Savaget, Antonio Donato Nobre, Gesner Oliveira, Udo Wagner, Jonatha Melo, Mauro Brucoli, Felício Ramuth, Mário Castelar, Hélcio Costa, Auro Miragaia, Cyro Watari e Eliseu Frechou.