Brasileiro terá três etapas Foto: Divulgação Competidores terão que lidar com estilos de prova diferentes |
A quinta edição do Campeonato Brasileiro de Trekking, que acontecerá entre os dias 15 e 17/11, em Socorro (SP), promete novidades para os participantes. A principal delas será o fato da disputa, dividida em três etapas, contar com três organizadores diferentes para montar cada prova, o que exigirá ainda mais atenção das equipes, já que cada um tem seu estilo.
A montagem da primeira etapa, a ser realizada no dia 15/11, ficou a cargo de William Siqueira, organizador da Trilha a Pé do Rio de Janeiro. A primeira prova será noturna, com largada às 20h. Já a disputa do segundo dia ficou sob a responsabilidade do mineiro Wellinton Coelho, organizador do Iron Adventure. Sua etapa largará às 12h do dia 16, com previsão de término para as 19h.
A terceira e última etapa do Brasileiro foi montada por Alexandre Enumo, organizador da competição paulista Adventure Trekking. Sua prova, marcada para o dia 17, será mais urbana e terá largada e chegada na Praça Matriz de Socorro. A etapa começará às 9h e deverá terminar às 16h30. Os três trajetos do campeonato terão em média 11 quilômetros.
Outra novidade será a inclusão de uma quarta classificação. Serão considerados os pontos perdidos nas três etapas, como se fosse uma prova única. Até o momento 75 equipes de cinco estados diferentes se inscreveram para o evento.
Palavra do organizador – “O fato de haver três organizadores diferentes traz um equilíbrio para a competição, porque todos os participantes terão que conviver com montadores de estados diferentes. O que muda entre eles é o estilo de prova e a planilha”, disse o organizador do Brasileiro, José Maurício Lemos. Segundo ele, “a competição será equilibrada. Não será muito pesada, mas não dará só para passear”.
“Nosso objetivo é ambicioso, ou seja, atingir erro zero. Quanto à logística das equipes, buscamos que seja a mais simples possível, com o mínimo de deslocamentos. Nossa intenção é proporcionar provas impecáveis, passando por lugares deslumbrantes e, caso seja viável, com largadas e chegadas sempre no mesmo local”, antecipou Lemos. O Brasileiro de Trekking tem Esdras Martins como diretor geral de prova.