7ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

foto_47203_2007-10-10_pequena-300x372[1]A sétima edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Cine Odeon, Rio de Janeiro. A capital fluminense recebe diversos filmes internacionais e 12 brasileiros para a Mostra Competitiva.

A etapa seletiva dos filmes brasileiros foi a mais acirrada das sete edições. Mais de 20 títulos foram inscritos, para a escolha dos 12 finalistas. “A diversificação dos temas, a participação crescente de produtores de todos o país e a sensível melhora na qualidade técnica deixam claro que a Mostra constitui um importante estímulo e proporciona uma oportunidade única para o desenvolvimento e o amadurecimento do gênero no Brasil”, comenta o organizador Alexandre Diniz.

Nesta sua quarta edição, a Mostra Competitiva apresentará filmes que participam de eventos internacionais, como o próprio Banff Mountain Film Festival, o Festival de Trento, na Itália, o Festival de Torello, na Espanha, ou o Festival de Telluride, nos Estados Unidos. Serão 12 produções nacionais concorrendo, vindas de vários Estados e trazendo diferentes enfoques do universo de montanha (esportes, inclusive, em área urbana, fauna, cultura da região, etc).

Além do tradicional Prêmio de Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, os produtores também serão premiados em três outras categorias – Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia – por um Júri Oficial, formado por profissionais da área, com ampla experiência em cinema ambiental, fotografia e narrativa.

MOSTRA COMPETITIVA 

Dia 18/10 – 19h

Vitor Negrete Foto: Divulgação
Vitor Negrete Foto: Divulgação

Vitor Negrete: Em busca de meus sonhos
Montanhismo
São Paulo, 2007, 16 min.
Direção: Márcio Bortolusso
Produção: Photoverde Produções
Homenagem ao escalador Vítor Negrete, um dos mais conhecidos montanhistas que o Brasil já teve. Coletânea de imagens que retrata a sua carreira, seu início, suas aventuras de bicicleta e em corridas de aventura e seus maiores feitos no montanhismo.

Deixa Voar Foto: Divulgação
Deixa Voar Foto: Divulgação

Deixa Voar
Vôo Livre
Rio de Janeiro, 2006, 16 min.
Direção e produção: Alípio Loyola
Tendo como palco o Rio de Janeiro, Governador Valadares, Porciúncula e Itaguaí, documenta o início da aventura de quatro jovens decididos a realizar o maior sonho do homem: voar!

Karma
Escalada
Pernambuco, 2007, 23 min.
Direção: Simon Spink
Produção: Simon Spink e Eliseu Frechou
Karma é uma compilação de imagens feitas por Eliseu Frechou durante as suas escaladas, e mostra suas viagens pelo Brasil, à África e aos Estados Unidos.

Escalada BR – Volume 01
Escalada – Boulder
Rio de Janeiro, 2007, 42 min.
Direção e produção: Júlio Blander
Um tour pelas escaladas do Rio de Janeiro, passando pela Barrinha e Campo Escola 2000 e 2001. Traz ainda a primeira ascensão do Bote Impossível, um HighBall (boulder altíssimo) no Parque Municipal do Grajaú.

Dia 19/10 – 19h

Itatiaia, visto por dentro
Cultura
Rio de Janeiro, 2006, 23 min.
Direção e produção: Christian Spencer e Gibby Zobel
Transporta o espectador a uma viagem pela rica floresta da Mata Atlântica, revelando mais de 100 espécies ao som dinâmico de uma trilha sonora original.

Travessia Lapinha Tabuleiro
Montanhismo
Minas Gerais, 2004, 22 min.
Direção: Cíntia Dângelo, Juliana Franqueira e Waltencir de Moraes
Produção: Cíntia Dângelo
Um grupo de montanhistas realiza, junto com outros aventureiros, uma das travessias mais famosas de Minas Gerais.

Aconcagua Sin Mulas

Aconcagua Sin Mulas
Aconcagua Sin Mulas

Alta Montanha
Rio de Janeiro, 2007, 35 min.
Direção e produção: Paulo Marim Junior
Numa expedição solitária e com poucos recursos, Junior é obrigado a confeccionar boa parte dos equipamentos para o frio e a carregar toda a sua carga rumo ao topo das Américas, o Monte Aconcágua. Desafio, amizades, frustações e alegrias, numa aventura de 20 dias nos Andes.

Vulcão Pissis Foto: Divulgação
Vulcão Pissis Foto: Divulgação

6.882 – Vulcão Pissis
Alta Montanha
Rio de Janeiro, 2007, 20 min.
Direção e produção: Aníbal Sciarretta
Dois amigos caminham para o Vulcão Pissis, localizado na província de Catamarca, Argentina, sem equipe de apoio e numa região totalmente isolada, onde um depende do outro.

Dia 20/10 – 19h

McKinley Foto: Divulgação
McKinley Foto: Divulgação

Mc Kinley, a montanha mais fria do mundo
Alta Montanha
Rio de Janeiro, 2001, 34 min.
Direção: Guilherme Rocha
Produção: Guilherme Rocha, Dario Nascimento e César Marassi
Uma aventura para poucos: escalar a montanha mais fria do mundo no Alasca, o topo da América do Norte. Sensação térmica que chega a 120º C negativos, ventos e a necessidade de uma completa logística para aqueles que querem chegar ao seu cume.

100 km de Cerrado Foto: Divulgação
100 km de Cerrado Foto: Divulgação

100 km de Cerrado
Mountain Bike
Brasília, 2006, 37 min.
Direção: Alexandre Carrijo
Produção: Alexandre Carrijo e Diana Nishimura
Um trip trail movie que leva os espectadores a conhecerem um pouco de Brasília, do relevo e da vegetação do cerrado, através de uma tradicional competição de mountain bike que atraiu mais de 500 bikers.

Travessia Petrópolis-Teresópolis
Montanhismo
Minas Gerais, 2006, 16 min.
Direção: Guga Barros
Produção: Cíntia Dângelo
Um grupo de montanhistas mineiros viaja até o Rio de Janeiro para fazer a tradicional travessia Petrópolis-Teresópolis. Não faltou o encontro com outros grupos e o clima de total confraternização.

Roberta Nunes Foto: Divulgação
Roberta Nunes Foto: Divulgação

Roberta Nunes: E se você não existisse
Escalada
São Paulo, 2006, 14 min.
Direção: Márcio Bortolusso
Produção: Photoverde Produções
Homenagem à escaladora Roberta Nunes, considerada a mais completa montanhista que o Brasil já viu. Imagens que retratam toda a sua trajetória de vida, o início de carreira, seus principais feitos, as maiores dificuldades enfrentadas, seu incomparável carisma.

MOSTRA BANFF 

2nd BASE Foto: Cortesia do Banff Centre
2nd BASE Foto: Cortesia do Banff Centre

18/10 – 21h
2nd BASE
BASE Jump
Noruega, 2005, 13 min.
Direção: Espen Wang Kristiansen, André Bach e Terje Halvorsen
Produção: Oslo BASE / Plastikk Media / Monster Media
Cinco anos depois da realização do bem sucedido 1nd BASE, os noruegueses da Oslo BASE inovam ainda mais nesta seqüência.

Tyrol Foto: Cortesia do Banff Centre
Tyrol Foto: Cortesia do Banff Centre

Tyrol – Land in the Mountains
Cultura
Áustria, 2001, 10 min.
Direção e produção: Georg Riha
As imagens dos Alpes Tiroleses por Georg Riha, combinadas com a música de Philip Glass (“Koyaanisqatsi”), formam uma sinfonia, uma declaração de amor à beleza da paisagem Tirolesa.

Aweberg Foto: Cortesia do Banff Centre
Aweberg Foto: Cortesia do Banff Centre

Aweberg
Prêmio Especial do Júri
Escalada no Gelo
Canadá, 2006, 26 min.
Direção e produção: Will Gadd
Will Gadd e Ben Firth são dois dos melhores escaladores de gelo canadenses. Imaginando que escalar icebergs espetaculares seria muito divertido, criaram a expedição Aweberg, porém a prática se revelou bem diferente (vale observar que o som provocado pelos piollets no gelo está bem mais baixo do que na vida real!)

Patagônia Foto: Cortesia do Banff Centre
Patagônia Foto: Cortesia do Banff Centre

Patagonia – A Travel to the End of the World
Canoagem
Noruega, 2006, 40 min.
Direção e produção: Vebjørn Hagen / TV 2 AS
Em agosto de 2003, Børge Ousland (em pessoa) e Thomas Ulrich tentam a primeira travessia, sem apoio, do Gelo Continental da Patagônia, começando na pequena vila de Tortel. Após 3 dias remando pelos lagos da Patagônia, cada um com dois caiaques, eles chegam à base da geleira Jorge Montt. De lá, eles carregam seus equipamentos e começam a subir de esqui através do gelo continental. Este filme é, acima de tudo, sobre o espírito de aventura.

Tombstone Foto: Cortesia do Banff Centre
Tombstone Foto: Cortesia do Banff Centre

Escalada
E.U.A, 2006, 7 min.
Direção: Peter Mortimer
Produção: Peter Mortimer, Timmy O´Neill, Nick Rosen e Pascal Bronnimann
Dean Potter, um dos maiores escaladores do mundo, arrisca sua vida no deserto, ao realizar a primeira ascensão de uma fenda perfeita em Tombstone, uma torre de 180 metros de altura. Dean sobrevive a quedas de 18 metros, em seu material móvel, antes de escalar a Tombstone e fazer um salto de B.A.S.E. jump de seu cume.

Kids Who Rip Foto: Cortesia do Banff Centre
Kids Who Rip Foto: Cortesia do Banff Centre

Kids Who Rip
Esportes Vários
E.U.A., 2005, 12 min.
Produção: Rod Parmenter
Este curta apresenta jovens atletas extraordinários, que amam praticar esqui, snowboard, skate e surfe.

 

Dia 20 – 21h

Roam
Mountain Bike
Canadá, 2006, 18 min.
Direção e produção: Darcy Wittenburg, Jamie Houssian / The Collective
Roam é um filme sobre Mountain Bike que acompanha as viagens dos melhores bikers do mundo, enquanto eles exploram novos lugares para pedalar e visitam algumas das mais famosas mecas do Mountain Bike, como o deserto de Moab, em Utah, e a Montanha Whistler, no Canadá.

DistURBAN Behavior Foto: Cortesia do Banff Centre
DistURBAN Behavior Foto: Cortesia do Banff Centre

DistURBAN Behavior
Escalada Urbana / Boulder
Canadá, 2005, 10 min.
Direção e produção: Antoine Séguin
“Nossas cidades e suas construções oferecem tudo para o nosso dia-a-dia. Adaptamos sua arquitetura para nossas atividades e movimentos, trabalhamos em escritórios, compramos em shoppings e moramos em condomínios.” DistURBAN Behaviour explora o potencial de se fazer muito mais do que andar e dirigir em nossas cidades. Neste curta, escaladores de Montreal criam suas próprias experiências na cidade: arranha-céus e outras construções se transformam em infinitas possibilidades de escalada.

Fatima’s Hand
Eleito o Melhor Filme de Esportes de Montanha

BASE Jump / Cultura
Alemanha, 2006, 38 min.
Direção: Jens Hoffmann
Uma norueguesa de 27 anos planeja escalar e saltar de B.A.S.E. jump de uma imponente montanha, localizada em uma das regiões mais pobres de Mali, oeste da África. O projeto acaba não saindo como planejado e se transforma em uma aventura arriscada, que abre os olhos dos produtores e atletas para uma realidade diferente.

Didier Vs. The Cobra Foto: Cortesia do Banff Centre
Didier Vs. The Cobra Foto: Cortesia do Banff Centre

First Ascent: Didier Vs. The Cobra
Escalada
E.U.A, 2006, 25 min.
Direção: Peter Mortimer
Produção: Peter Mortimer, Timmy O´Neill, Nick Rosen e Pascal Bronnimann
A elegante fenda de granito Cobra Crack, em Squamish, British Columbia, talvez seja a fenda mais difícil de escalar no mundo, e o suíço Didier Berthod está entre os melhores escaladores do planeta nessa modalidade. Longe dos holofotes, Didier passa meses em sua épica busca pela primeira ascensão.

Yes to the No Foto: Cortesia do Banff Centre
Yes to the No Foto: Cortesia do Banff Centre

Yes to the No
Noboarding / Snowboard
Canadá, 2006, 10 min.
Direção: David Mossop
Produção: Spencer Francey
Uma visita ao esporte noboard, que é o snowboard sem o uso das presilhas. O snowboard começou com os skatistas e surfistas em busca de uma alternativa de inverno para os dois esportes de verão. Agora que o esporte atingiu o seu ápice, só há uma maneira de mudar o snowboard: tirando as presilhas da prancha para surfar a montanha de verdade!

First Ascent: Thailand Foto: Cortesia do Banff Centre
First Ascent: Thailand Foto: Cortesia do Banff Centre

First Ascent: Thailand
Escalada
E.U.A, 2006, 8 min.
Direção: Peter Mortimer
Produção: Peter Mortimer, Timmy O´Neill, Nick Rosen e Pascal Bronnimann
Torres íngremes de rochas intocadas que brotam do oceano; a melhor parte é que há apenas o mar logo abaixo, e, portanto não há corda. A Tailândia é um sonho que se realiza para David Lama, que talvez seja o melhor escalador on-site (escalar toda uma via na primeira tentativa) do mundo, e que representa o futuro do esporte. Em meio à beleza exótica da costa de Andaman, Lama e seus amigos dão mergulhos de até 20m de altura e expandem os limites dos solos sobre águas profundas.

MOSTRA LATINA
20/10 - 21h

Aconcagua, Centinela de Piedra Alta Montanha Chile, 2007, 15 min. Direção e produção: Carolina Zuniga Uma jornalista sem experiência alguma em montanhismo aceita o desafio de subir o Monte Aconcágua. Um relato sobre a montanha como nunca antes visto.

La Ventana Escalada Venezuela, 2007, 24 min. Direção e produção: Edmundo Ramos Os experientes alpinistas Carlos Castillo, Federico Pisani, Iván Calderón e Francisco Henríquez querem escalar uma das montanhas mais difíceis do mundo. Em janeiro de 2007, parte a primeira expedição venezuelana ao Cerro Torre, na Patagônia Argentina, e a montanha, mais uma vez, é dura com aqueles que buscam o seu cume. Rodando las Nubes Alta Montanha e Mountain Bike Argentina, 2006, 45 min. Direção: Manuel Bustelo Produção: Índio Leiva Subir os vulcões Pissis, o vulcão inativo mais alto do mundo, e o Incahuasi, com mais de 6.600 metros de altura, é o objetivo de cinco experientes andinistas. A esta subida, soma-se um novo desafio: descer de mountain bike dos cumes dos vulcões até o acampamento base. Caminos BASE Jump / Parapente Venezuela, 2007, 19 min. Direção e produção: Tomy Schwarzer Cinco histórias, muitas amizades. Começando por um BASE jump no Monte Roraima, passando por algumas expedições e saltos na Venezuela e, em seguida, uma viagem à península de Paraguaná para curtir um Kitewing. A última história é sobre um vôo do Picacho de Galipán, de onde saltam três parapentes com três pessoas, num vôo compartilhado entre amigos.

ATIVIDADES PARALELAS 

Dia 18 às 18h Exposição Fotográfica – “Imagens de Montanha”, de Márcio Bortolusso

Da Patagônia aos Alpes, dos Andes Centrais às Rochosas do Colorado, dos blocos nordestinos à grandiosidade da Pedra Riscada. A Exposição reúne as fotografias mais marcantes do documentarista e montanhista Márcio Bortolusso. Especializado em Fotografia e Cinegrafia de Montanha, é Diretor da PHOTOVERDE Produções, organismo pioneiro neste segmento, com projetos de cunho sócio-ambiental, cultural e desportivo realizados em parceria com as mais importantes mídias nacionais e empresas do setor. Membro fundador do Centro Excursionista Gravatá e montanhista há 15 anos, realiza expedições exploratórias que vão de rios selvagens à abertura de importantes vias de escalada em montanhas inexploradas. Lançamento do livro “Escale melhor e com mais segurança”, de Flavio e Cintia Daflon [caption id="attachment_1014" align="alignleft" width="200"]Capa do livro Foto: Reprodução Capa do livro Foto: Reprodução[/caption] “Escale melhor e com mais segurança” é um livro fácil de entender e que vai direto ao assunto. Traz informações atualizadas com centenas de ilustrações sobre equipamentos, nós, técnicas de escalada e segurança. Abrange todo o currículo mínimo exigido pela Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro e pela Associação de Guias Profissionais do Rio de Janeiro para cursos básicos de escalada e vai além. Os escaladores intermediários encontrarão um capítulo dedicado às técnicas de guiada e outro sobre auto-resgate. Aqueles que estão mais avançados poderão ler sobre proteção móvel e artificial. E todos irão se beneficiar das dicas de nutrição e treinamento.

CRÉDITOS

Patrocínio - Equinox Co-patrocínio - Link Digital Promoção - Oi FM; Revista de CINEMA; Webventure Apoio - Che Lagarto Hostels; Três Picos Apoio Cultural – Estação; Cine Odeon BR Realização - 9d Produções; Banff Centre; Internacional Alliance for Mountain Film; Femerj

PRODUÇÃO Direção Geral Alexandre Diniz Larissa Cunha Produção Internacional Alejandro Hinojos - México Frida Ayala - Venezuela Jim Baker - Canadá Luis Alberto Camargo - Colômbia Patrick Moore - Chile Santiago Vigil - Argentina Comissão de Seleção Alexandre Diniz André Ilha Gerardo Schultz Larissa Cunha Mirian Gerber Júri Oficial Igor Barradas – Abaeté Filmes Juliana Loureiro – Abaeté Filmes Othon Castro – Escola de Cinema Darcy Ribeiro Reinaldo Zangrandi – Diretor de Fotografia Assessoria de Imprensa Media Guide Tradução e Legendagem Eletrônica Cuptitles Webdesigners Julio Sergio Rafael Cavalcante Projeto Gráfico Dotz Design Revisão de Texto Estela Menezes Assessoria Jurídica Daniela Pires e Albuquerque Agradecimentos Abaeté Filmes Escola de Cinema Darcy Ribeiro Flávio Wasniewski Silvestre Campe

Deixe um comentário