Rio de Janeiro

Temperatura no Rio deve passar dos 40ºC nesta sexta, prevê Inmet

O Rio de Janeiro tem hoje (16) mais um dia de sol forte e temperatura elevada, com tempo abafado e termômetros podendo passar dos 40 graus Celsius (ºC). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem atingir 41ºC. Para o fim de semana, a temperatura pode sofrer quedas bruscas, ficando entre 28ºC e 30ºC.

A meteorologista do Inmet Marlene Leal informou que a madrugada de hoje para sábado (17) será quente, com ventos fracos. Porém, devido a uma massa de ar polar vinda da Região Sul do país, o final de semana terá queda na temperatura, mas sem a probabilidade de chuva.

“Esta frente fria que está na Região Sul irá passar pelo litoral carioca e se dissipará no oceano, mas ela trará consigo uma massa de ar polar que será responsável pela queda dos termômetros na região e por nebulosidades passageiras. Mesmo assim, é pouco provável que haja chuva”, explicou a meteorologista.

El Niño

O evento climático do El Niño, responsável pelo aumento das temperaturas no litoral da América do Norte e América do Sul, é outro fator que permite que a temperatura no estado permaneça elevada. A meteorologista explica que a massa de ar quente seco impede que a frente fria chegue à região. “A frente fria, que é a responsável pelas chuvas, é bloqueada por essa massa de ar quente seco, por isso, não há a previsão de precipitações”.

Para quem trabalha de terno, como o advogado Rômulo Portugal, o tempo está sufocante. “O dia começa com o metrô sem ar-condicionado e você com terno. Depois disso, chegar de paletó e gravata ao tribunal com esse sol todo é muito castigo para uma pessoa só”, contou.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura do Rio, os ventos permanecem com intensidade fraca, pela manhã, e moderada nos períodos da tarde e noite. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado, sem chuva.

O Rio teve ontem (15) o dia mais quente do ano, ao registrar 42,1 graus Celsius (ºC) em Marambaia, na zona oeste da capital fluminense.

Talita Cavalcante (Agência Brasil)

Deixe uma resposta