Quatro diabéticos, entre eles dois brasileiros, escalaram o Domuyo, conhecido como o ‘Teto da Patagônia’, para promover o esporte como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes..
As temperaturas abaixo de -20ºC e as fortes rajadas de vento não os fizeram desistir, ao contrário, os animaram mais ainda para cumprirem o objetivo de “promover o esporte como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes.”
Dois brasileiros estavam no grupo, o carioca Flavio Doce e o paulista Alexei Caio, composto também pelo argentino Fernando Rodríguez e o Uruguaio Abayuba Rodríguez.
Os atletas diabéticos que fizeram cume do Domuyo, de 4.709 metros, formam parte da Equipe Diabesport e nesta oportunidade o projeto denominou-se “Bandeira ao Céu”.
Trabalhar sem descanso, participando em vários esportes para “demonstrar que as pessoas com diabetes podem desenvolver qualquer atividade física sem limitações” é uma das premissas que mobiliza estes jovens, que na última sexta feira, após cinco horas desde o acampamento alto, montado aos 3.800 metros, e com “muito trabalho de equipe”,alcançaram o cume do imponente Domuyo.
“Iniciamos 2008 da melhor maneira possível, porque escalamos o Domuyo, relata Abayuba Rodriguez, diretor esportivo da equipe e a quem denominam como o “homem de ferro”.
Após a subida do Domuyo, a equipe, que também já participou da maratona de Buenos Aires e de um triatlo, não quer parar. Em abril participarão dos 150 kilometros da Volta a Ilha de Florianópolis, como preparação para subir os 5.470 metros até o cume do Cerro Vallecito, vizinho do Aconcágua. Para o ano seguinte, já estão programadas a travessia de los Andes Argentina – Chile, modalidade de prova de corrida contínua em relevo com 504 Km, Audax Brasil, uma prova de mountain bike non-stop de 1200 Km, e o Endurance do Río – Brasil corrida de aventura de 4 días de duração e 320 Km
Site da organização: http://www.diabesport.com