Piscina natural no centro de visitantes do PNSO

Parque Nacional da Serra dos Órgãos sofre com falta de água

Em função do longo período de estiagem, a falta d’água para manutenção da piscina, do Centro de Visitantes e das caixas d’água que atendem os banheiros utilizados na Sede de Teresópolis, este setor do Parque estará fechado a partir deste sábado, dia 17/10/15.

Nas últimas semanas, a piscina natural, que tem capacidade para armazenar mil metros cúbicos de água e é um dos principais atrativos da unidade, operava abaixo da capacidade. A decisão de fechar os portões foi tomada pelo chefe do parque, quando a falta d’água começou a prejudicar o funcionamento do Centro de Visitantes.

— Vínhamos enfrentando dificuldades para a manutenção da piscina natural. Na última semana, começamos a ter problemas para encher as caixas d’água do Centro de Visitantes. Começamos ficar desabastecidos em algumas partes do dia. Quando o problema chegou às caixas que abastecem os banheiros do Centro, não tivemos outra opção. Precisamos fechar no fim de semana — conta Goulart.

Em Teresópolis, durante todo o sábado, recepcionistas que atuam no Centro de Visitação permaneceram no portão principal do lugar, informando aos visitantes os motivos do fechamento. O Parque Nacional é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Com a escassez hídrica, somente o acesso à parte alta, para a travessia Teresópolis-Petrópolis e para a visitação a pontos como os Castelos do Açu e a Pedra do Sino, por exemplo, está permitido.

— Os acessos às trilhas e às cachoeiras na parte baixa precisaram ser fechados porque o movimento é grande e normalmente as pessoas precisam usar a infraestrutura do Centro de Visitantes — esclarece o coordenador de uso público do parque, Jorge Nascimento.

Reabertura

No fim de semana anterior, no feriado do dia 12, a unidade do parque, em Teresópolis, recebeu 4.500 pessoas. No ano passado, foram 217 mil visitantes.

— Alguns bairros da cidade estão sofrendo com falta d’água. Com isso, nos dias de muito calor, as pessoas veem o parque como uma alternativa — comenta Nascimento.

Segundo o chefe do parque, a chuva da madrugada de domingo, porém, ajudou um pouco a encher os rios que abastecem as caixas da sede de Teresópolis e que, por conta disso, será possível reabrir a unidade nesta segunda, quando será realizada uma reunião para reavaliar a situação.

— Conseguimos restabelecer o abastecimento para o uso dos servidores que vivem no parque (são cerca de 15 casas) e para garantir o funcionamento dos banheiros. A chuva foi pouca, mas deu uma aliviada. Amanhã (hoje), a sede de Teresópolis abre normalmente, das 8h as 18h.

Continuam abertas e em funcionamento as Sedes Guapimirim e Petrópolis, bem como os acessos à montanha na parte alta do Parque (Castelos do Açú, Travessia Petrópolis-Teresópolis e Pedra do Sino).

Seca deixa pedras da Cachoeira dos Frades à mostra em Teresópolis
Local é um dos principais cartões postais da cidade. Em níveis normais, queda d’água é volumosa e forma piscina.

A Cachoeira dos Frades no Parque Estadual dos Três Picos em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está quase seca. Uma foto feita na última quinta-feira (15) mostra um dos principais cartões postais do município praticamente sem água. O que sobrou foi uma pequena quantidade acumulada e pedras à mostra.

A cachoeira recebe uma grande quantidade de turistas por ano e já foi cenário de gravação de novelas. Em situação normal, fora do período de estiagem, o ponto turístico possui uma volumosa queda d’água de dez metros. Em níveis normais, uma piscina de água natural é formada e moradores de Teresópolis, além de turistas, aproveitam os dias de sol e calor.

Cachoeira dos Frades - Teresópolis
Cachoeira dos Frades – Teresópolis
Cachoeira dos Frades - Teresópolis
Cachoeira dos Frades – Teresópolis

 

 

Deixe uma resposta