Montanha de 7.453m no Paquistão é escalada pela primeira vez

Um dos grandes desafios restantes na região do Karakoram finalmente foi vencido. Uma equipe tcheca de alpinistas escalou o Muchu Chhish (7.453m), o pico não escalado mais alto do mundo. A montanha fica na cordilheira Batura Muztagh, no norte do Paquistão.

Os alpinistas farão um relatório completo quando retornarem para casa, mas, por enquanto, Zdenek Hak atualizou o site ExplorersWeb com ótimas notícias.

Zdenek Hak, Radoslav Groh e Jaroslav Bansky levaram seis dias para chegar ao cume indescritível.

“Começamos em 1º de julho após a aclimatação”, Hak escreveu pelo WhatsApp. “Subimos pela crista sul até a crista principal e então continuamos para o oeste até o cume. Chegamos ao topo em 5 de julho às 10h20 e levamos mais um dia para a descida. [Nós] finalmente chegamos ao acampamento base em 6 de julho às 18h.”

Groh no terceiro acampamento da equipe. Foto: Hak/Bansky

“Escalamos cerca de 8 a 10 horas por dia e fizemos quatro bivaques”, explicou Hak. “O comprimento total da rota do acampamento base era de 20 km e 3.687 metros verticais. O comprimento do acampamento 1 até o topo era de 14,29 km, e o ganho de altitude era de 2.300 m.”

A equipe também enviou as primeiras imagens da escalada. Elas mostram condições variadas, desde rocha escarpada nas seções mais baixas…

O Alpinista Hak entre o acampamento 1 e o acampamento 2. Foto: Groh/Baskly

Para as rampas mistas íngremes que levam ao acampamento 2…

Groh atravessa rampas de neve íngremes até o acampamento 2. Foto: Hak/Bansky

Para o cume cornijado…

Hak atravessa o cume do Muchu Chhish. Foto: Groh/Bansky

Quando perguntado sobre as condições, Hak admitiu que encontraram muita neve. “Por sorte, tínhamos um limpa-neve: Yaroslav!”

Equipe vencedora

Os escaladores tchecos tentaram chegar ao difícil cume três vezes nos últimos quatro anos. Um dos membros do ano passado estava na tentativa bem-sucedida de chegar ao cume deste ano: o jovem vencedor do Piolet d’Or, Radoslav Groh. Para esta tentativa de 2024, ele alistou Zdenek Hak, com quem abriu uma nova rota impressionante em Cholatse, no Nepal, no ano passado.

Hak, por sua vez, trouxe outro antigo parceiro para completar o trio: Jaroslav Bansky, com quem Hak conquistou a primeira ascensão do vertiginoso Chumbu (6.859m) em 2022. Pavel Korinek, que liderou as três tentativas anteriores, não fez parte da equipe desta vez.

A crista do cume de Muchu Chhish, com o cume no canto superior direito. Foto: Equipe checa Muchu Chhish 2024

Um prêmio cobiçado

Por anos, Muchu Chhish foi o pico não escalado mais alto do mundo (entre aqueles abertos a expedições). Isso o tornou uma recompensa cobiçada por muitas equipes altamente qualificadas de alpinistas exploratórios. Também atraiu solistas ousados ​​como James Price , que tentou atravessar todo o cume (conhecido como Batura Wall) em 2022.

Por outro lado, seus flancos de seracs quebrados e ravinas propensas a avalanches levavam a um cume que parecia interminável e que desencorajava a maioria dos alpinistas e repelia os poucos que tentavam.

Hak e Groh escalam os últimos metros antes do cume de Muchu Chhish. Foto: Jaroslav Bansky

Os tchecos tentaram anteriormente chegar ao cume em 2020, 2022, 2023. No ano passado, Pavel Korinek, Pavel Bem, Radoslav Groh e Tomas Petrecek encontraram um caminho para o cume. Eles progrediram até que o mau tempo os prendeu a 7.200 m na base de uma pirâmide de rocha final, apenas 250 m abaixo do topo. Depois de ficarem sem suprimentos e combustível, eles tiveram que recuar.

As expedições tchecas em Muchu Chhish ao longo dos anos. Em 2023, eles alcançaram a base da pirâmide de pedra final (a bandeira vermelha). Foto: Muchu Chhish Czech Expedition 2023