Mata ciliar de Cornélio Procópio está 100% recuperada

 

 

Meio Ambiente – Graças a muito empenho, investimentos permanentes e uma importante parceria com o Grupo Ecológico Vida Verde, de Cornélio Procópio, o Aguativa Golf Resort hoje celebra uma importante conquista: a recuperação total da mata ciliar que compõe 100 mil de seus 1,5 milhão de metros quadrados de área.

O projeto teve início há quatro anos e partiu de um mapeamento da área que contorna o Rio Congonhas, que abastece a região.

"A mata estava degradada desde muito antes da inauguração do resort, quando o superintendente Gilberto Neszlinger decidiu que aquela área voltaria a ser uma floresta", explica Adriane Marinho, engenheira agrônoma do Aguativa e uma das coordenadoras do trabalho.

Para a elaboração e acompanhamento técnico do projeto ambiental, foram contratados os serviços especializados da equipe composta por Margit Boye, Cornélia Gamerschlag e Rudiger Boye, do Grupo Ecológico Vida Verde, que há 20 anos atua na região norte do Paraná, além do engenheiro florestal Astolpho Vilhena, que assina o projeto.

Os locais a serem recompostos foram identificados com base em estudos fitos sociológicos e, a partir daí, foram escolhidas as espécies mais apropriadas para cada situação, levando-se em consideração o hábito, a velocidade de crescimento e o papel ecológico de cada espécie.

De lá pra cá, seguiu-se um trabalho diário, com direito a pelo menos três funcionários deslocados em período integral exclusivamente para ações na mata (limpeza do terreno, manejo de plantas invasoras, abertura de covas, plantio, regas, tutoramento, coroamento, replantio, controle de formigas etc.), além de visitas semanais da equipe do Grupo Ecológico para acompanhamento e orientação em todas as etapas.

"Cerca de duas mil mudas de 20 diferentes espécies nativas foram plantadas (como embaúba, cedro-rosa, canafístula, ipês, figueira, entre outras), monitoradas por dois anos e muitas já passam dos dois metros e entraram em fase de floração. A área já começa a sombrear e não há mais interferência de ervas daninhas. Há visitação de mamíferos e, graças à instalação de comedouros, diversas espécies de aves habitam o local. Ou seja, a área está equilibrada em todos os sentidos", comemora Cornélia.

As mudas utilizadas na recomposição foram cedidas pelo escritório regional do IAP – Instituto Ambiental do Paraná e pelo viveiro municipal de Sertaneja. Graças ao apoio, foi possível cultivar a diversidade de espécies.

"É gratificante plantar, cuidar e ver a resposta da natureza. Estamos felizes em finalizar esse belo trabalho e em ver a dedicação integral da direção do Aguativa, que teve empenho e paciência para levar adiante esse belo projeto", diz Cornélia.

Para o resort, os benefícios são inúmeros: a floresta recuperada equilibra o ecossistema da região e contribui para a melhora da qualidade de vida da população. Além disso, embeleza o empreendimento, encanta os visitantes e sedia ações de educação ambiental com grupos de colégios da região e com os turistas.

Sobre a mata ciliar

A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza. O próprio nome já mostra isso: assim como os cílios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos, retendo solo, absorvendo melhor as águas pluviais propiciando infiltração, prevenindo enchentes e preservando a integridade das águas.

Apesar de tão necessária, a mata ciliar vem desaparecendo muito rapidamente. Sua preservação e recuperação garantem harmonia, equilíbrio da paisagem e melhoria da qualidade de vida de forma geral. As áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

Deixe uma resposta