Macaco Chico é capturado após 19 dias de tentativas

Animal tomou injeção de calmante e adormeceu rapidamente no colo de veterinária.
Macaco contava com a proteção da irmã para não deixar a Ma

Animal tomou injeção de calmante e adormeceu rapidamente no colo de veterinária.
Macaco contava com a proteção da irmã para não deixar a Mata do Ipê.

 

Depois de diversas tentativas, o macaco Chico, famoso por suas travessuras na Mata do Ipê, em Uberaba (MG), foi capturado no começo da tarde desta quarta-feira (9). Segundo a veterinária Helen Okano, o animal tomou uma injeção de calmante e adormeceu rapidamente no colo dela.

 

Ainda de acordo com a veterinária, antes o macaco tomava o remédio por via oral e quando alguém se aproximava ele subia nas árvores e adormecia, sendo protegido por sua irmã. Desta vez, a captura deu certo porque Chico não reagiu quando tomou a injeção.

Mesmo assim foram necessárias cerca de cinco pessoas para recolher o animal. Agora ele ficará aproximadamente 50 dias na cidade de Araxá (MG), em um criadouro conservacionista, onde serão realizados exames e avaliações.

Após esse período o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá selecionar outro local para enviar o macaco Chico.

 Captura

O Ibama havia liberado a captura do animal desde o dia 15 de dezembro. As atividades de captura foram iniciadas na cidade no dia 22 de dezembro e até então não haviam obtido sucesso.

Com a apreensão do macaco, a Mata do Ipê, que estava fechada devido ao perigo de novas vítimas, será reaberta para o público. A previsão é de que ela seja aberta ainda esta semana para visitação, conforme o departamento de Comunicação da Prefeitura.

Deixe uma resposta