Snowboard – O esqui brasileiro teve uma conquista inédita nesse último final de semana, no dia 22 de dezembro. O esquiador Jhonatan Longhi conseguiu o 2º lugar na prova de Slalom Gigante, na cidade de Pozza di Fassa, na Itália.
Um atleta brasileiro nunca havia subido ao pódio em uma prova júnior oficial da Federação Internacional de Esqui (FIS). Nessa prova da Itália, válida pelo Campeonato nacional italiano, participaram cerca de 70 competidores. A maioria era composta por italianos, alemães, austríacos e suíços.
Longhi ficou a 57 centésimos do 1º lugar, atrás do italiano Daniel Dejori. O brasileiro chegou a liderar a prova, com uma vantagem de 21 centésimos sobre Daniel, mas na segunda descida, o italiano passou a frente.
Com o pódio em Pozza di Fassa, Longhi marcou 66,43 pontos FIZ e está mais perto de quebrar o recorde de Nikolar Hentsch, que perdura desde 2006. Nikolai foi o representante brasileiro nas edições de 2002 e 2006 dos Jogos Olímpicos de Inverno e marcou 48,43 pontos ns Copa Sul Americana em El Colorado, no Chile.
Agora, Jhonatam Longhi se prepara para a disputa do Campeonato Mundial Junior, que acontece de 23 de fevereiro a 1º de março de 2008.
Classificação
1. Daniel Dejori (ITA) – Pontos FIS: 61,92
2. Jhonatan Longhi (BRA) – Pontos FIS: 66.43
3. Alex Deflorian (ITA) – Pontos FIS: 68.64