O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fechou todas as 46 cavernas abertas à visitação do Vale do Ribeira (Petar), na região sul de São Paulo. Boa parte delas está localizada dentro do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Ao todo o local tem 404 grutas, a maior concentração do país.
De acordo com o Ibama, a interdição foi dada porque a Fundação Florestal, órgão que gerencia os parques, não teria elaborado o plano de manejo espeleológico das unidades. Entre as cavernas embargadas estão as duas maiores do país, a Caverna do Diabo, em Eldorado, e a Gruta de Santana, em Iporanga.
O impacto para a região é alto, visto que a visitação às cavernas só pode ser feita com monitores ambientais cadastrados, e o número de profissionais chega a 225. Além disso, grande parte da economia da região depende do turismo nas cavernas. São aproximadamente 20 pousadas que dependem exclusivamente da presença dos turistas que vão às grutas, além dos restaurantes e outros serviços disponíveis.
|