Autoridades já começaram a drenar os cerca de 65 mil metros cúbicos de água debaixo do gelo
O lago subterrâneo descoberto no glaciar Tete Rousse, localizado na montanha mais alta da Europa ocidental, a quase cinco mil metros de altitude, ameaça entrar em fase de GLOF (Glacial Lake Outburst Flood) e inundar um município inteiro na França.
Na sequência de uma inspecção de rotina, foi descoberta na rota du Gouter uma bolsa com água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas e que a qualquer momento pode rebentar.
De acordo com os cientistas, trata-se de uma autêntica panela de pressão que põe em perigo 900 famílias. Se as águas rebentarem podem destruir tudo o que estiver no caminho no espaço de 15 a 30 minutos.
Os trabalhos para bombear 65 mil metros cúbicos de água já começaram. Três drenos verticais vão tentar bombear a água desde o alto do glaciar e serão usadas três bombas especiais. A operação custa mais de dois milhões de euros só deve estar concluída em Outubro.
O vale de Saint-Gervais já foi atingido pela tragédia, há 118 anos. Na época, 175 pessoas morreram, mas, perante as explicações detalhadas dos especialistas, agora a população mostra-se confiante nas operações em curso.