A quarta e última etapa da Expedição Chauás acontece no dia 15/12, na Praia Grande, litoral sul paulista. Esta deverá ser uma prova mais curta que as demais do circuito, com apenas 50 quilômetros de extensão e sete horas de duração.
Durante a corrida, que terá trechos urbanos, os atletas deverão cumprir 22 quilômetros de mountain bike, três quilômetros de costeira, 18 quilômetros de canoagem e oito quilômetros de trekking, modalidade que será disputada dentro da Fortaleza de Itaipu, onde não há trilhas abertas. “Ou seja, vara mato com muitas urtigas e espinhos. Aconselhável o uso de luvas, calça e blusa de mangas compridas”, alertou a organização.
Paralelamente também estará sendo realizada a Fast Chauás, que terá 50 quilômetros e será disputada por duplas. As inscrições para a final ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.chauas.com.br. O valor da taxa para a Expedição é de R$ 600 e para Fast de R$ 300.
Segundo comunicado da organização, esta etapa marca o fim de um modelo de gestão que consideram "ultrapassado”. A Chauás, que passará a ser uma cooperativa de atletas, promete o desenvolvimento da corrida de aventura “com responsabilidade e segurança”.
Saiba como está o ranking Chauás 2007 até agora:
1 – Motorola SOS Mata Atlântica – 254 pontos
2 – Selva NSK Kailash – 192 pontos
3 – Tatus – 174 pontos
4 – Madeira – 124 pontos
5 – Curtlo Lobo Guará – 123 pontos