Eurosport NZ é campeã do Abu Dhabi Foto: Divulgação/ Abu Dhabi Challenge Selva terminou em 17º lugar |
Nesta sexta-feira, 23 equipes conseguiram finalizar a primeira edição do Abu Dhabi Challenge, corrida de aventura que aconteceu nos Emirados Árabes desde o dia 9/12. A grande campeã foi a neozelandesa Eurosport NZ, que terminou o trajeto de aproximadamente 400 quilômetros em 40h55min12. A segunda colocada foi a americana Nike, com 41h15min32. A francesa Wilsa Hellyhansen, que fez o tempo de 41h26min25, completou o pódio.
A neozelandesa havia conquistado uma boa vantagem já no primeiro estágio da prova, que foi disputada em etapas diárias, interrompidas por noites de descanso em acampamentos da organização. No entanto, sua principal adversária, a Nike, estava a poucos minutos de diferença no ranking geral.
“Na noite passada nós sentamos juntos para discutir a situação e decidimos que não tínhamos vindo até aqui para ficar em segundo lugar. Se tivéssemos a chance teríamos que agarra-la… e esta foi a nossa chance. Decidimos imprimir o ritmo mais forte possível desde o começo da subida da montanha [parte do 5º estágio da prova]. Sabíamos que iríamos sofrer na parte de trekking e aceitamos isso. O caminho até aqui foi difícil, mas valeu a pena”, disse o capitão campeão Richard Ussher.
Brasileiros – A única equipe brasileira participante, a ADCO Selva, esteve sempre entre o 15ª e o 21º lugar do ranking. Com o tempo total de 58h57min14, o quarteto formado por Márcio de Campos, Carlos Eduardo, Erasmo José e Ursula Pereira, terminou na 17ª colocação.
A prova contou com trechos de trekking, mountain bike, técnicas verticais, orientação com camelos e canoagem.