No último domingo, a Cidade de Maricá recebeu a segunda e última etapa do Terra Fast. Foram 58 km de suspense para saber quem iria levar o título e uma premiação de mais de 15 mil reais, sendo 9 mil reais em dinheiro e mais de 6 mil em produtos da Forever Living, Lorpen, Sea to Summit e Deuter.
A 50 km da capital, o local é frequentado por mountain bikers e pilotos de vôo livre por causa da sua geografia e belezas naturais. A sede do evento foi a Fazenda Itaocaia, local onde Charles Darwin ficou hospedado em sua passagem pelo território brasileiro. A prova foi rápida e exigiu raciocínio rápido na orientação.
A largada foi debaixo de chuva, o que de certa forma aliviou o calor predominante na região. Enquanto a Categoria Pró largava de bike em direção a Restinga de Maricá, a Categoria Light deveria encara os 360 metros de desnível, incluindo uma escalada de 110 metros com técnicas de ferrata até o cume da Pedra do Itaocaia. O trekking era a parte final do percurso Pró.
Até a primeira transição, as equipes estavam juntas, mas o PC 3, cravado no meio da restinga, se tornou a principal diferença da prova. Nesse PC, os solos Guilherme Figueredo, Ederson Chaves, Tony Anderson, Pedro Alex e João Bandeira e as duplas Klimax Forever Living, Tribus, Advogado Aventureiro e The Hunters se destacaram do restante, travando uma luta PC a PC pela liderança. Enquanto isso, na Light, Amigos do Zé seguia em primeiro seguido pelas duplas Tribus Light e Camila/Guilherme que corriam juntas.
A disputa na Pró continuou tão forte que posições foram se alternando mesmo depois do vertical, menos de 4 km do final. A expectativa era enorme e depois de exatamente 4 horas, a Equipe Klimax Forever Living cruzou a linha de chegada, vencendo a etapa e o circuito. Em seguida, chegou Ederson Chaves, também vencedor da etapa e do circuito. Completou o pódio das Duplas Masculinas a equipe Advogado Aventureiro e The Hunters em segundo e terceiros respectivamente repetindo o pódio da primeira etapa. Na solo, Guilherme Figueiredo e João Bandeira, ficaram em segundo e terceiro respectivamente com a diferença de 48 segundos entre eles!
Nas duplas mistas, a Equipe Tribus se destacou, deixando a briga pelo segundo lugar entre as Equipes Beduínos, Trilha Carioca, Trilha e CIA e Azimute. Depois de as 4 equipes entrarem no vertical praticamente juntas, a Dupla Beduínos completou a prova em segundo lugar e com uma recuperação incrível, Azimute chegou em terceiro e faturou o título do circuito.
Na Light, Tribus Light e Camila/Guilherme chegaram em primeiro lugar juntos. Amigos do Zé completou o pódio na terceira posição.
Resultado
Duplas Mistas Pró
1º Lugar – Tribus (RJ)
2º Lugar – Beduínos (RJ)
3º Lugar – Azimute (RJ)
4º Lugar – Trilha e CIA (RJ)
5º Lugar – Trilha Carioca II (RJ)
6º Lugar – Iguana Rio (RJ)
Duplas Masculinas Pró
1º Lugar – Klimax Forever Living (RJ)
2º Lugar – Advogado Aventureiro Minas (MG)
3º Lugar – The Hunters (RJ)
4º Lugar – Sem Noção (SP/RJ)
5º Lugar – Trilha Carioca e Trekkeiros do Rio (RJ)
Solo
1º Lugar – Ederson Chaves (RS)
2º Lugar – Guilherme Figueredo (RJ)
3º Lugar – João Bandeira (RJ)
4º Lugar – Tony Anderson (RJ)
5º Lugar – Pedro Viana (MG)
6º Lugar – Felipe Salgado (RJ)
7º Lugar – Márcio O’Born (RJ)
8º Lugar – Ricardo Fontes (RJ)
9º Lugar – José Luiz Vasques (RJ)
10º Lugar – Alexandre Salgado (RJ)
11º Lugar – Carlos Figueiredo (RJ) – Corte PC 6
12º Lugar – Luiz Augusto (RJ) – Corte PC 6
Duplas Masculinas Light
1º Lugar – Rede de Proteção a Vida (RJ) : 12:28h
Duplas Mistas Light
1º Lugar – Tribus e Camila / Guilherme (RJ)
3º Lugar – Amigos do Zé (RJ)
4º Lugar – Rafa-Analu (RJ)
5º Lugar – Rede de Proteção a Vida (RJ)
Mais informações: www.expedicaoterradegigantes.com.br