RIO – Quem acha que carioca só gosta de praia, verão e calor pode estar enganado. O GLOBO ONLINE perguntou aos seus leitores se eles estavam preparados para o frio que chegou mais ced
RIO – Quem acha que carioca só gosta de praia, verão e calor pode estar enganado. O GLOBO ONLINE perguntou aos seus leitores se eles estavam preparados para o frio que chegou mais cedo este ano. Dos 3.500 internautas que responderam, 48% disseram que "Sim, adoro temperaturas mais baixas". Além disso, outros 14% disseram que estão preparados e já tiraram os casacos do armário. A turma do sol, no entanto, também marcou presença. Para 25% dos leitores o frio não é bem-vindo, pois "carioca gosta mesmo é de calor". Outros 6% foram ainda mais radicais, e marcaram a opção "fiquei tão deprimido que não sei o que pensar". Os 7% restantes disseram que não estão preparados e precisam comprar agasalhos.
Esses devem se apressar, pois uma nova frente fria chega ao estado neste sábado de manhã. Haverá aumento do número de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, segundo o Instituto Climatempo. No domingo e na segunda-feira, também chove em todo o estado. A madrugada de quinta já foi a segunda mais fria do ano: de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima na capital foi de 12,4 graus, no Alto da Boa Vista. Pouco mais do que os 12 graus registrados no último sábado. A máxima foi em Santa Cruz, onde os termômetros marcaram 24,5 graus.
Em Cordeiro, no interior, foi registrada a menor temperatura: 8,4 graus. O intenso resfriamento no estado se deu pela entrada do ar frio polar. Ontem, também foi registrada a mínima de 3 graus negativos, entre 3h e 8h, na estação de microondas de Furnas, pouco abaixo do Pico das Agulhas Negras, a 2.787 metros de altitude, no Sul Fluminense. A Defesa Civil Municipal informou que está em estado de atenção, já que o mar no litoral do Rio de Janeiro apresenta ondas de 2 a 3 metros.