A ultramaratona de mtb sul-africana Absa Cape Epic, uma das mais difíceis do mundo, divulgou no começo desta semana o rotei
A ultramaratona de mtb sul-africana Absa Cape Epic, uma das mais difíceis do mundo, divulgou no começo desta semana o roteiro da prova de 2008. Com nove dias de duração, 966 quilômetros de extensão e 18.529 metros de subidas, esta será a edição mais longa e, segundo a organização, provavelmente a mais difícil de toda sua história.
A novidade do roteiro ficará por conta de duas cidades inéditas, Bredasdorp e Paul Cluver Wine Estate, em Elgin/ Grabouw, que propiciarão novas rotas de pedalada na região de Western Cape. A largada será de Knysna Waterfront, uma bela cidade costeira do estado de Knysna e o primeiro estágio do total de oito terá 123 quilômetros até a Universidade Metropolitana Nelson Mandela, em Saasveld. Logo de cara eles enfrentarão o dia de subidas mais duras, serão 3.091 metros. Já o estágio mais longo será o quinto, em que os ciclistas percorrerão no total 146 quilômetros entre Swellendam – Bredasdorp.
Outra alteração no evento será sua duração, que passará de oito para nove dias. Este dia a mais ficará reservado para o prólogo, também inédito na história da prova, em que todos os times cumprirão um percurso de 15 quilômetros contra o relógio. Além de ser uma oportunidade de testar os equipamentos e se ambientar ao local, os tempos definirão a ordem de largada no primeiro dia de prova.
Inscritos – Neste ano, duas duplas brasileiras participaram do desafio: a masculina Mario Roma e Julio Paterlini, que terminou em 109º lugar, e a mista formada pela campeã brasileira de cross-country e maratona 2007 Adriana Nascimento e Tomás Sawaya, que não terminaram o trajeto.
Em 2008 já são sete equipes inscritas. Adriana Nascimento formará uma nova dupla com Eduardo Rocha, enquanto Tomás Sawaya competirá ao lado de Antônio Medeiros. As demais duplas serão: Alexandre da Silva Rosa/ Clademilson Santos, Patrícia Bertolucci/ Denise Hajjar, Lourenço Bizarria/ Francisco Júnior, Paulo Brandão/ Alfredo Montenegro, Fausto Momoli/ Guilherme Ruschel.