A atividade do vulcão Tungurahua, situado no centro do Equador, se mantém em ascensão e apresenta as mesmas características iniciais que antecederam as grandes erup&cced
A atividade do vulcão Tungurahua, situado no centro do Equador, se mantém em ascensão e apresenta as mesmas características iniciais que antecederam as grandes erupções do ano passado, disse nesta sexta-feira (04) uma fonte do Instituto Geofísico nacional.
O especialista disse à Agência Efe que atualmente a atividade é "muito alta", com cerca de 200 a 300 explosões por dia.
"Não se pode determinar o que pode acontecer, mas o que está ocorrendo agora é muito semelhante ao que se deu antes das erupções de julho e agosto (do ano passado)", afirmou a fonte.
No entanto, esclareceu que não se chegou ainda aos níveis de atividade que antecederam a essas erupções.
"A atividade está crescendo, mas não se pode saber se desembocará em uma fase muito explosiva, se permanecerá nos níveis atuais ou se diminuirá", acrescentou.
Devido à atividade do vulcão foi registrada a queda de uma fina camada de cinza nas localidades de Pelileo, Quero, El Manzano, Cahuají, Choglontus e Puela, vizinhas do vulcão.
O Tungurahua, que fica nos Andes centrais do Equador e cerca de 135 quilômetros ao sudeste de Quito, iniciou seu processo eruptivo em 1999.
Perto do vulcão está Baños, cidade que é pólo turístico.