A empresa japonesa de biomateriais avançados Spiber desenvolveu um anorak feito de tecido de seda sintética de aranha em parceria com a marca de roupas para montanha The North Face. A Moon Parka é o resultado de mais de uma década de pesquisas e pode se utilizada para inúmeras aplicações no futuro.
Leve, flexível, elástica e mais forte que o aço, a seda da aranha tem sido procurada por muito tempo como um fio para todos os tipos de usos, incluindo coletes à prova de balas, curativos e materiais de veículos. Mas as aranhas não se prestam a colheita industrial, a não ser por meios extraordinários, porque elas canibalizam umas as outras quando confinadas juntas.
Durante a última década, uma série de empresas tem procurado criar seda de aranha com pouco sucesso financeiro. Um novo grupo de empresas, no entanto, tomou a frente, usando micro-organismos geneticamente modificados para produzir sua seda de aranha. Estas empresas usam micróbios que oferecem uma maneira nova e potencialmente mais sustentável do que a notoriamente poluente indústria têxtil.
“A indústria têxtil é a indústria mais suja do planeta. Tudo depende de produtos químicos tóxicos “, diz Sue Levin, o diretor de marketing da BoltThreads, uma nova empresa de seda de aranha. “Este é um ponto de partida limpo.”
Spiber, com sede na região central do Japão, levou oito anos para desenvolver a sua seda. Para fazê-lo, a companhia fabrica proteína de seda de aranha e em seguida purifica a proteína com um pó fino. O pó é excretado através de agulhas de seringa semelhante para criar fibras, que são então fiadas em fios. O tecido deste material é chamado Qmonos – da palavra japonesa para teia de aranha.
Em um processo diferente, BoltThreads na Califórnia fermenta proteínas da seda de aranha a partir de levedura.Uma vez purificada, a proteína é extrudida em cubas de líquido que convertem a proteína em fibras soltas. A Moon Parka está sendo apresentada pela North Face em uma turnê pelo Japão. Você pode ver mais no vídeo abaixo:
The North Face não informou se a Lua Parka será colocados à venda, mas é cada vez mais claro que a seda da aranha em breve se tornará um artigo diário nos equipamentos e vestuário. “Este é o alvorecer da idade de têxteis de biotecnologia”, diz Lee.