Adventure Sports Fair – Maior Feira de Esportes de Aventura da America Latina

No primeiro dos quatro dias da 12ª edição do evento, o que não faltou foi diversão. Os participantes puderam experimentar diferentes tipos de atividades ligadas ao esporte e turismo de aventura: paredes de escalada, trilhas de bicicleta, pistas para carros 4×4 e 4×2, caiaque, arvorismo e um campeonato de slackline (esporte que consiste em caminhar equilibrando-se sobre uma corda).

Logo no primeiro dia, muitas opções de destinos turísticos, produtos esportivos e palestras acompanharam os participantes. Os estandes mais visitados foram os da ABETA, Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que oferecia um circuito de aventura envolvendo arvorismo e caiaque e da Volkswagen e da Fiat, que disponibilizaram pistas para testar seus carros. O público também se animou com a rampa de snowboard e com o campeonato de slackline.

Os estandes de produtos e destinos e as palestras ofereciam aos visitantes a chance de conhecer um pouco mais sobre as possibilidades da vida ao ar livre. Em cada canto do Anhembi, o participante dispunha de alguma novidade. Dessa forma, o evento, já no primeiro dia, mostrou o que o público pode esperar: muitas opções, diversão e oportunidades.

Outdoor Business

Uma grande novidade desta edição da Adventure Sports Fair foi um espaço separado especialmente para rodadas de negócios entre os empresários. O Outdoor Business, somente em seu primeiro dia, contou com a presença de mais de 97 empresas de 13 estados diferentes, totalizando 368 reuniões de negócios. “Muito boa essa separação entre lojistas e público final. Antes a gente não conseguia atender bem nem um, nem o outro. Agora, consigo focar no público certo”, afirmou Alexandre Barsand, da H&C. “Fizemos muitos contatos, distribuímos vários catálogos e cartões”, ressaltou Flavio Túlio, da Multstock.

Com a inovação na estrutura do evento, o nível de satisfação entre os empresários foi muito alta. “Marca boa em um ambiente bem conceituado não tem erro”, destacou Claus Reinhardt, da Sigg. Diego Pocci, da Curtlo, ressaltou que esse ambiente favorece o fornecedor e oferece uma oportunidade única para estreitar relacionamentos.

Internacional

O evento contou também com a participação de atrações internacionais como os estandes da Argentina, Peru, Chile e China. Destinos inovadores e, geralmente, pouco associados ao turismo de aventura e ecoturismo buscavam seu espaço no mercado nacional, mostrando aos brasileiros novas rotas e oportunidades de lazer e negócios.

O governo do Chile mandou uma delegação especial para a feira, a fim de que o país se torne mais conhecido. “Nosso objetivo é tornar a região conhecida, gerar negócios, especialmente com empresários”, ressaltou Yessica Zambra, do Deserto de Atacama, Região de Antofagasta. Ela lembrou, ainda, da importância de se colocar o Chile entre os principais destinos dos turistas.

Os participantes da feira puderam conferir também um estande dedicado à Patagônia Chilena. “Os brasileiros adoram a patagônia! A maioria das pessoas que vieram conversar conosco disseram que já foram para lá mais de uma vez”, detalhou Paulina Muñoz, representante da Aventour, responsável pelo estande. Ela disse que a expectativa quanto à feira era muito grande e que pretendiam conhecer novas pessoas, trocar experiências para que mais gente se interesse pelo destino.

Destinos argentinos também não faltaram. Roberto Riedel, da secretaria de Turismo de Mendoza, apontou como prioridade fazer negócios. “Nós trouxemos mais de 35 pessoas para trabalhar na feira. Queremos que as pessoas se lembrem que somos um destino de aventura e venham fazer negócios”, contou Riedel. Pela primeira vez participando da feira, Mendoza teve o privilégio de estampar a foto-tema da Adventure Sports Fair.

Em um belo estande, o público pode conhecer as oportunidades de se viajar para o Peru. “As pessoas conhecem o Peru pelo valor cultural. Queremos que o vejam também como destino de aventura”, afirmou Rosa Maria Sánchez, da Promperu. “Investimos muito na diversidade para atrair o turista brasileiro”, completou.

Empresas chinesas também estiveram presentes. “Viemos achar novos compradores”, destacou Jack Jiang, da Heng Jun. Com diferentes estandes, a China apresentou-se aos participantes como uma boa opção de destino. “Queremos que o brasileiro conheça o que nós oferecemos”, afirmou Lena Xie, da Sporting Goods.

Abertura

Na abertura do evento, grandes autoridades do setor estiveram presentes, como: o idealizador do evento Sérgio Franco, além de Jean-Claude Razel, presidente da ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Renato Perotti, representante da ASO Brasil, organizadora do Rally Dakar, Eric Handerson, presidente da MG Adventure, Celso Jaque, governador da província de Mendoza, na Argentina, Gerard Moss, membro honorário da BAS (Brazilian Adventure Society) e Luiz Flaviano Furtado, coordenador estadual de Turismo.

“Me sinto honrado em participar da cerimônia de abertura da Adventure Fair, que mantém o desafio de manter a emoção e o interesse das pessoas”, afirmou Gerard Moss.

Em entrevista coletiva, diversas novidades para o público amante do estilo de vida aventureiro foram anunciadas pelos componentes da mesa: Sérgio Franco, idealizador do evento e presidente da Brazilian Adventure Society foi o anfitrião da seção que contou que com a presença de Shannon Stowel, presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Jean-Claude Razel, presidente da ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Renato Perotti, representante da ASO Brasil, organizadora do Rally Dakar e ainda Eric Handerson, presidente da MG Adventure.

“A mudança de local, a ampliação do número de atrações e a criação de um setor específico para negócios ampliam o sucesso do evento, este ano”, afirmou Sérgio Franco. “O mercado de turismo de aventura é promissor no mundo”, complementou Shannon Stowell.

“É extremamente importante um evento que coloque o público em contato com atividades da cultura ao ar livre, só assim pode-se pensar em abandonar a cultura do ar-condicionado e do computador”, ressaltou Jean-Claude Razel, presidente da ABETA.

“A essência do rally é a busca por coisas novas e estar na Adventure é fundamental”, ressaltou Renato Perotti que escolheu o Brasil para lançar, pela primeira vez no continente, os produtos licenciados do rally mais famoso do mundo.

Ski Mountain Park traz emoção

Expositores do outro lado do mundo chegam ao Brasil para o maior evento de esportes e turismo da América Latina. Ao longo desses doze anos, reconhecidas empresas internacionais têm trazido estandes exclusivos para fabricantes de produtos de esportes de aventura destinados a sete expositores chineses.

Representantes da Xiamen City Spark, Xiamen Good-do, Changzhou Hengjun Outdoor Products, Challenge Skateboard, Foshan City Senhai Sporting Goods, Jing Mu International Exhibition estarão presentes no evento com equipamentos de patins in-line e para gelo, skates, sacos de dormir e mochilas.
Ao todo o espaço terá 72 metros quadrados utilizados por empresas de qualidade visando aumentar a oferta de marcas no Brasil e proporcionar produtos diferenciados aos visitantes.

Deixe uma resposta