Yosemite proíbe grandes bandeiras no El Capitan e outros

Grandes bandeiras em Yosemite

Uma nova regulamentação no Parque Nacional de Yosemite proíbe explicitamente pendurar grandes bandeiras e faixas em áreas selvagens — uma designação que inclui o famoso penhasco de granito de El Capitan, onde pelo menos três exibições de grandes bandeiras com cunho político ocorreram no ano passado.

Uma atualização do Compêndio do Superintendente de Yosemite, datada de 20 de maio, afirma que “é proibido a qualquer pessoa ou grupo pendurar ou afixar de qualquer forma em qualquer característica natural ou cultural… qualquer faixa, bandeira ou sinal com mais de 4,5 metros quadrados… a menos que autorizado por uma licença”.

Essa data corresponde a uma manifestação de alto nível realizada por um grupo de ativistas que pendurou uma bandeira do orgulho transgênero de 180 metros quadrados, nas cores azul, rosa e branco, na fachada de El Capitan. Foi um esforço para chamar a atenção para as medidas do governo Trump para eliminar iniciativas de diversidade dentro do governo federal.

Poucas horas após o hasteamento da bandeira, os coordenadores da manifestação disseram que os funcionários do parque ordenaram que a retirassem “apesar de nenhuma regra ter sido violada”, de acordo com um comunicado dos manifestantes.

Um grupo de alpinistas-ativistas desfraldou uma bandeira do Orgulho Trans em El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, em 20 de maio.
Carlos Avila Gonzalez/S.F. Chronicle

O parque divulgou um comunicado na época, classificando a manifestação como uma “exibição não autorizada e inapropriada”.

“Levamos a proteção dos nossos parques nacionais a sério e não toleraremos comportamentos que comprometam sua integridade”, de acordo com o comunicado do parque.

O parque recusou um pedido de comentário do Chronicle sobre a mudança de regra deste mês.

A última atualização do compêndio foi assinada pelo Superintendente Interino de Yosemite, Raymond McPadden, e datada de 21 de maio. Ela afirma que a “restrição é necessária para preservar os valores da natureza selvagem, de acordo com a Lei da Natureza Selvagem, proporcionar uma experiência tranquila aos visitantes, proteger os recursos naturais e culturais… [e] também necessária para manter a segurança pública, uma vez que proíbe a colocação de itens que possam colocar em risco e interferir em atividades de escalada permitidas ou não permitidas”.

A exibição da bandeira do Orgulho Trans no início deste mês ocorreu após duas outras manifestações políticas recentes em El Capitan.

Escaladores com a Palestina

Escaladores-ativistas penduraram uma faixa com os dizeres “Parem o genocídio” em El Capitan, o famoso penhasco de granito no Vale de Yosemite, em junho de 2024.
Climbers With Palestine

Em fevereiro, um grupo de funcionários do parque de Yosemite e outros escaladores penduraram uma bandeira americana de cabeça para baixo no topo de El Capitan durante o espetáculo anual Firefall para conscientizar sobre os cortes de empregos do governo Trump que afetam os trabalhadores federais do setor de terras. No verão passado, quatro escaladores-ativistas penduraram uma grande faixa com os dizeres “Parem o genocídio” no penhasco em protesto contra a ofensiva israelense em Gaza.

Em cada caso, a demonstração durou menos de um dia.

Uma bandeira americana invertida, símbolo de angústia, foi hasteada perto da Cachoeira Superior de Yosemite em fevereiro, durante um dia nacional de ação contra a demissão em massa de funcionários do Serviço Nacional de Parques no Parque Nacional de Yosemite, promovida pelo governo Trump.
Stephen Lam/S.F. Chronicle

Fonte https://www.sfchronicle.com/outdoors/article/yosemite-bans-flags-wilderness-20353457.php

Outras notícias de Yosemite: https://trilhaecia.com.br/hans-florine-e-yuji-hirayma-batem-proprio-recorde-de-escalada-em-velocidade-no-the-nose/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *